3 dicas de como cuidar da saúde bucal

Cuidar bem da saúde bucal é algo essencial para a manutenção de uma boa qualidade de vida, uma vez que os tecidos presentes na boca são extremamente importantes para questões como uma boa alimentação, por exemplo.

Isso porque, sintomas de doenças bucais como dores de dente, inchaço da gengiva, sangramento da mesma ou até mesmo o acúmulo de sujeira na língua podem causar diversos problemas com a alimentação de um indivíduo, ato extremamente importante para o bem estar de todo o corpo. 

Portanto, confira a seguir algumas dicas de como manter uma boa saúde bucal através de tratamentos de prevenção que podem ser realizados no dentista, através de consultas realizadas por um plano odonto empresarial, ou por atos individuais rotineiros realizados em casa. 

Por que é importante manter a saúde bucal em dia?

Cuidar da saúde bucal é algo muito importante uma vez que as consequências de doenças bucais podem ser severas, levando um paciente a perder os dentes por queda ou extrações. 

Para além disso, a saúde bucal tem um papel fundamental no funcionamento do corpo e, uma vez que doenças acabam sendo desenvolvidas na boca, passa a ser impossível ter uma boa qualidade de vida, podendo ter seu desempenho profissional, por exemplo, prejudicado devido a dores de dente e indisposição, por exemplo. 

Além de tudo isso, cuidar da saúde bucal através de um plano odonto empresa ainda é uma questão fundamental para a manutenção da autoestima e da saúde mental, uma vez que ter um belo sorriso é algo que conta muito para a manutenção de uma boa autoestima.

Vale lembrar que o sorriso é considerado um cartão postal de qualquer pessoa. 

Portanto, confira a seguir alguns dos principais motivos pelos quais você deve se atentar a sua saúde bucal e manter uma manutenção rotineira, sempre prestando atenção em qualquer alteração ou anormalidade.

  • Mudança na aparência dos dentes pode indicar bulimia ou anorexia;
  • Lesões bucais podem ser o primeiro sinal de AIDS;
  • Aftas podem ser uma aparição de Doença Celíaca ou Doença de Crohn;
  • Perdas ósseas dos maxilares podem ser um sinal de osteoporose;
  • A presença de diversos componentes nocivos como álcool, drogas, etc.

Dicas de cuidados com os dentes

Antes mesmo de buscar por um convênio odontológico para mei, confira a seguir algumas dicas de como cuidar da saúde bucal de modo a prevenir o surgimento de patologias e manter um sorriso não só saudável, como também estético.

  1. Limpeza bucal

Em primeiro lugar é preciso focar na limpeza bucal. Isso porque, através de uma boa escovação e hábitos de higiene é possível evitar mais de 90% das doenças bucais.

Além disso, contar com dentes mais limpos evitan a ação do tempo que escurece a arcada dentária de forma natural. 

Em suma, quando o assunto é higiene bucal, é necessário usar a escova adequada, bem como o creme dental, de forma a escovar os dentes da maneira correta depois de todas as refeições, usando sempre o fio dental e escovando a língua. 

  1. Visitas de rotina ao dentista

Tendo ou não um plano dentário empresarial, é necessário ir ao dentista de forma rotineira. Dessa forma, é indicado fazer uma visita ao ortodontista a cada 6 meses, isso porque as consultas devem servir não somente para casos onde sintomas já são avistados. 

A consulta de rotina para avaliação é importante para que o profissional possa detectar doenças bucais de forma precoce e assim garantir ao pacientes melhores condições de tratamento, bem como, muitas vezes, a possibilidades de evitar sintomas, como a própria dor de dente. 

  1. Alimentação 

Por último, mas não menos importante, além de manter uma boa higiene bucal e se certificar de visitar o dentista periodicamente, questão facilitada caso tenha um plano odontológico para microempreendedor individual, é necessário cuidar de sua alimentação.

Isso porque, alguns alimentos vão ajudar na manutenção da saúde bucal, uma vez que determinados componentes ajudam a fortalecer os dentes e os demais tecidos da boca.

Por outro lado, alimentos ricos em açúcar aumentam as chances de desenvolver patologias bucais como cáries, gengivite e doenças periodontais. Portanto, é imprescindível buscar por uma dieta balanceada para se certificar de uma boa saúde bucal. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

About DoeMarina Blog

a DoeMarina Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + vinte =