Câncer de língua: saiba mais sobre os sintomas

O câncer de língua é uma das doenças mais comuns e pode afetar diversas pessoas pelo mundo todo. 

Alguns hábitos como má higiene bucal, tabagismo e o consumo excessivo de álcool estão entre as principais causas dessa enfermidade.

Geralmente a própria pessoa pode perceber anormalidades na língua. Nesse caso, ele deve  ir imediatamente a um profissional para identificar o problema e fazer um tratamento.

É imprescindível estar atento a qualquer sintoma diferente na língua, pois ao identificar antes, é possível ter a cura. 

Algumas pessoas que possuem lente de contato dental precisam de avaliações periódicas e com isso, é mais fácil o dentista identificar se o problema está ocorrendo em um estágio inicial ou avançado.

Quais os sintomas do câncer na língua?

O câncer na língua é algo maligno e é comum que surja na população. Por isso, é bom estar sempre atento aos sintomas. 

Portanto, a melhor forma para fazer um tratamento precoce é não deixar que essa doença avance. 

O câncer lingual normalmente atinge as bordas laterais da língua, mas podem também atingir a parte inferior e superior dela.

Com o autoexame, é possível identificar o câncer na língua, e isso pode ser feito pela própria pessoa. 

Ao notar alguns desses sinais, deve procurar um profissional para fazer um tratamento precoce para evitar as possíveis sequelas.

Dentre os sintomas principais no câncer na língua, entre os mais comuns estão:

  • Feridas sem cicatrização; 
  • Dores;
  • Manchas brancas ou vermelhas na língua;
  • Halitose; 
  • Sangramento na língua ao mastigar; 
  • Nódulo na língua; 
  • Dificuldade para engolir, incômodo;
  • Sensação de dormência na boca.

Ao identificar esses sintomas, vá imediatamente ao profissional. 

Agora, caso você faça uso de facetas de porcelana por exemplo, geralmente vai com mais frequência ao dentista, e ele pode identificar de imediato o problema e tratar. 

O câncer de língua tem tratamento?

Muitas pessoas se apavoram ao ter um diagnóstico como o câncer de língua, e não é para menos, já que quando se fala de câncer, automaticamente já associam como uma doença sem cura.

Entretanto, a boa notícia é que sim, o câncer de língua tem tratamento, e é ainda mais eficaz se for descoberto de forma precoce.

Quando houver suspeita de um câncer maligno, é preciso fazer exames para confirmar o diagnóstico e identificar o grau em que se está a doença.

Os tratamentos para tumores na boca na maioria das vezes são feitos através de uma cirurgia, e dependendo do avanço da doença, é preciso adotar procedimentos complementares, como:

  • Quimioterapia;
  • Radioterapia;
  • Imunoterapia;
  • Combinação de todos. 

Caso o paciente esteja com suspeita de câncer na língua ou em qualquer outra área da cavidade bucal, não se deve fazer procedimentos estéticos pelo menos até o término do tratamento. 

Desse modo, se você precisar fazer algum procedimento como clareamento, veja o preço clareamento dental e faça após o fim do tratamento.

Como são as feridas do câncer na língua?

Em todos os tipos de câncer não se tem como dizer qual a razão deles, porém existem fatores que contribuem para que essa doença seja potencializada, como por exemplo o tabagismo, consumo de álcool e a hereditariedade. 

Há maneiras de identificar se a boca está saudável, é só fazer o autoexame ao escovar os dentes e a língua. 

Geralmente quando se está com câncer na língua, aparecem manchas vermelhas ou brancas que se tornam significativas, gerando uma desconfiança no indivíduo de que tem algo errado.

Algumas pessoas que fazem uso de alinhadores invisíveis tendem a ir com mais frequência ao dentista, assim se torna mais fácil ser identificado pelo profissional no momento de examinar a boca.

É importante que ao identificar a doença, alguns exames específicos sejam feitos para descobrir o grau em que ela está. Dessa forma, será possível fazer um tratamento correto. 

Portanto, o dentista irá fazer um encaminhamento para um profissional especializado.

O aparelho dental invisível é um alinhador ortodôntico assim como os outros que necessitam de cuidados especiais, principalmente na higiene bucal, e ao descuidar disso, a doença pode se potencializar.

Dessa maneira, esteja sempre atento a mudanças na boca e língua para se caso aconteça de aparecer um tumor bucal, ele seja descoberto a tempo para um tratamento mais eficaz e assim, menos invasivo.

As consultas periódicas com os profissionais da odontologia são essenciais para prevenir diversas doenças bucais e o câncer na língua. 

Além delas, faça uma boa higiene bucal e consuma alimentos ricos em nutrientes e vitaminas para evitar todos os tipos de enfermidades.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

About DoeMarina Blog

a DoeMarina Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 7 =