Feridas no céu da boca: causas e tratamentos

Quando o assunto é saúde bucal muitas pessoas se atentam apenas ao bem estar dos dentes, esquecendo que muitas patologias dessa região afetam outras partes, como, por exemplo, o céu da boca.

A grande maioria dos pacientes não sabem, mas o céu da boca pode apresentar feridas que precisam ser levadas a sério, pois tem o potencial de se tornarem verdadeiros problemas que levam a dificuldade de se alimentar e dores intensas. 

Resumidamente, essas feridas que surgem no céu da boca também podem significar patologias de diferentes origens, que é possível identificar a causa principal através de uma consulta com um especialista em uma clínica odontológica.

No primeiro momento, a identificação das feridas podem ser feitas usando um espelho, ou a ponta da língua, na qual irá encostar na superfície ferida e identificar qualquer textura diferente.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre feridas no céu da boca, bem como as possíveis causas, tratamentos e formas de evitar esse problema, para que possa ter saúde bucal e um sorriso magnífico. 

Quais as principais causas das feridas no céu da boca?

É necessário prestar atenção em todos os cantos da boca. Isso porque, o céu da boca pode apresentar feridas que há a possibilidade de terem diferentes origens e serem sintomas de doenças graves.

Leia abaixo algumas das principais causas dessas lesões:

  • Herpes;
  • Câncer bucal;
  • Candidíase oral;
  • Aftas.

Em suma, essas feridas no céu da boca podem acabar sendo perceptíveis por causarem dor e dificultar a alimentação. Dessa forma, caso perceba que está com algumas ou muitas pústulas nesta região, é preciso buscar por um dentista 24h.

Além de observar as características dessas feridas, também é necessário prestar atenção em aspectos como: permanência das feridas, tempo de cicatrização, se elas voltam regularmente ou, até mesmo, se elas causam febre. 

Isso porque, essas características são indicativos das origens de possíveis patologias que possam estar causando este sintoma, e, portanto, ajudam o dentista para canal, por exemplo, a identificar os motivos e a indicar os melhores tratamentos. 

Quais são os tratamentos indicados para feridas no céu da boca?

Para tratar qualquer ferida presente no céu da boca, primeiro é preciso procurar um dentista especializado para que o mesmo possa avaliar a situação e identificar a origem das feridas. Isso porque, somente tratando a causa será possível tratar as feridas de forma que elas nunca mais apareçam. 

Por esse motivo, o tratamento desse tipo de problema bucal vai variar de acordo com sua causa. Entretanto, existem algumas dicas e formas mais comuns de lidar com essas feridas no céu da boca, como, por exemplo, atentar-se à forma de manter a alimentação saudável. 

Uma dica nesse sentido é preferir consumir bebidas e alimentos frios e macios, dos quais auxiliam na cicatrização e redução do inchaço.

Além disso, após procurar uma clínica dentária 24 horas para que seja atendido de imediato e tratado, é sempre necessário visitar um especialista dentista de forma regular. Através de um acompanhamento é possível identificar problemas bucais de forma precoce e portanto obter tratamento melhores sucedidos. 

Como evitar as feridas no céu da boca?

A prevenção de feridas na boca está associada à prevenção de quase todos os problemas bucais, que nada mais é do que uma boa higienização dos tecidos da boca, o que inclui a escovação com o uso do fio dental. 

Sendo assim, é necessário enfatizar que a higiene bucal pode evitar cerca de 90% de todas as patologias que são desenvolvidas na boca. Com uma boa escovação é possível evitar as origens das feridas no céu da boca para que não sofra com esse problema. 

Além da escovação diária após todas as refeições é possível mudar hábitos alimentares. Isso porque, alguns alimentos acabam propiciando a proliferação de bactérias na boca que por sua vez causam cáries e até mesmo problemas periodontais, fazendo com que seja necessário buscar um especialista em gengiva retraída, por exemplo.

Quando se está com o céu da boca machucado, evitar ficar encostando as cerdas da escova, preferindo a realização de bochechos com água em temperatura ambiente para a higienização da área.

Tomando essas precauções será possível diminuir as chances de ter feridas no céu da boca. Juntamente a isso, através dessas práticas é possível ter uma maior saúde bucal em geral que beneficiará outros tecidos como os dentes, a gengiva e até mesmo a língua. 

Dessa forma, é possível obter benefícios na qualidade de vida, além de uma maior autoestima, uma vez que o sorriso estético e saudável é uma parte importante para o bem estar de qualquer pessoa.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

About DoeMarina Blog

a DoeMarina Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 14 =