Como fazer pagamentos online com segurança

Uma das maiores dúvidas do consumidor atualmente é como realizar pagamentos online com praticidade e segurança. A internet tomou conta dos processos mais importantes em uma venda, facilitando a vida de muitos. Por outro lado, com ela também começaram a surgir problemas referentes aos meios de pagamento.

Hoje, não há palavras com mais importância que segurança nesse meio. O dia a dia de muitos é consumido na web. O problema surge, na verdade, por conta de possíveis fraudes e pessoas mal intencionadas. Então, será que há realmente uma forma de realizar compras com qualidade e segurança?

Aqui iremos tratar desse assunto que é considerado tão delicado. Buscaremos oferecer dicas para que você se sinta seguro ao realizar compras em uma plataforma de pagamentos online, tendo garantia que o produto ou serviço que solicitou chegará até suas mãos. 

Pagamentos online com segurança: por onde começar

Sempre pense no básico para conseguir gerenciar melhor essa parte. Por exemplo, se alguma loja está oferecendo uma promoção boa demais para ser verdade, a probabilidade de ser fraude é muito grande. Naturalmente, seus dados podem ser comprometidos com isso.

Outro ponto que pode ajudar bastante é o método de pagamento que pode utilizar. Sempre busque aqueles que são fáceis para você. Ao inserir seus dados, verifique se o negócio não está solicitando informações demais. Esse é um forte indício que sua compra não é tão segura assim.

Por outro lado, é possível que o funcionamento seja ao contrário também. Pedir algumas informações é fundamental para que seus dados sejam validados corretamente, evitando muito o risco de fraude com o seu nome. 

É claro, essas dicas não são o suficiente para lhe gerar toda a segurança que precisa. Veja algumas outras agora mesmo!

A empresa e a relação de confiança

Qualquer marca, seja ela muito nova ou muito antiga, está relacionada com reclamações de clientes. Antes de realizar qualquer compra, faça uma pequena pesquisa relacionada a isso. Busque sites como o Reclame Aqui para saber se, ao menos, a empresa trabalha com respostas.

Os usuários do Google costumam falar sobre possíveis casos de confiabilidade na empresa. Se existiu algum problema com o meio de pagamento utilizado por aquela pessoa, saberá!

Acaba sendo de grande ajuda no momento certo, sobretudo porque algumas regras de pagamento merecem sua atenção. E, falando nisso, o que você sabe sobre os métodos de pagamento?

Regras de pagamento

Geralmente esse não é um grande problema. Você sabe utilizar um cartão de crédito, certo? Sabe como a conta deve ser descontada a cada mês, não é? Naturalmente, não é necessário realizar uma pesquisa sobre ele porque seu funcionamento é simples.

Por outro lado, hoje há muitos outros métodos de pagamento que podem ser úteis na hora de cometer crimes. Um deles é o pix. Em pouco tempo o dinheiro está na conta de outra pessoa e não há nada que possa fazer.

Nesse caso, é interessante ter suas próprias garantias. É melhor realizar pagamentos como esse quando conhece muito a loja ou já está com os produtos em mãos. 

Por fim, o método que é considerado mais seguro ainda é o boleto bancário. Compensa em até 3 dias úteis e o vendedor pode avaliar com maior complexidade seus dados!

Sistemas antifraude

Não é necessário que apenas você trabalhe com segurança durante o pagamento. Muitos sites já atuam na área. Os e-commerces estão com uma proposta de oferecer sistemas antifraude com o objetivo de diminuir a quantidade de problemas relacionados a pagamento.

Procure, sempre que possível, locais que apresentam essa tecnologia. Juntamente com isso, escolha a forma de pagamento mais segura. Geralmente o boleto, como dito. O cartão de crédito também é ótimo para o cliente, apesar de não ser uma boa opção para vendedores quando o assunto é fraude.

Além disso, evite sites que pedem senha do seu cartão. Os dados que são solicitados, durante uma compra com cartão de crédito são:

  • Número do cartão;
  • Nome do Titular;
  • CPF do Titular;
  • Número do CVV.

Conexões públicas

A última dica que queremos deixar para você é que evite ao máximo as conexões públicas. Esses locais são extremamente propícios para Hackers. Assim sendo, a possibilidade de ter informações importantes roubadas, é maior.

Ao realizar compras na web, busque utilizar um aparelho seu. Seja um celular ou um computador, mas que tenha certeza que não há presença de vírus.

Em resumo, as conexões públicas acabam sendo úteis apenas na hora de realizar ações rápidas e simples.

Conclusão

Agora chegamos ao fim! Com certeza você já tem uma noção do que deve ser feito para realizar pagamentos online com segurança. São todas ações facilmente praticadas, mas merecem uma atenção.

Pense nessas dicas sempre que possível, assim evitará muitos problemas com relação aos seus dados financeiros na web.

About DoeMarina Blog

a DoeMarina Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × três =