Dicas para criar um powerpoint de apresentação

Nesse artigo você vai conhecer algumas dicas para criar um powerpoint de apresentação, uma vez que essa é uma das ferramentas mais utilizadas para esse objetivo.

Esse recurso além de ser bem mais fácil de ser utilizado, ajuda a nortear o discurso da apresentação e ilustrar de forma clara o que deve ser apresentado.

Apesar de ser muito utilizado nas apresentações, é preciso ter bastante atenção para não cometer erros ao criar os seus slides.

Dessa forma, para que você possa criar um powerpoint interessante e que atenda às necessidades da apresentação, separamos algumas dicas importantes!

Faça o planejamento de sua apresentação

Para que você crie uma apresentação interessante no powerpoint, é importante apresentar todas as informações necessárias que devem ser apresentadas para o público.

Sendo assim, é essencial que se faça um planejamento e roteiro adequado para a apresentação, sendo que o plano inicial poderá ser feito em um documento word.

Com esse roteiro é possível enxergar toda a estrutura, podendo compreender melhor como apresentar as suas ideias e o assunto abordado.

Sendo assim, anote todas as ideias que você está formulando na sua cabeça, passe para o word e já vá estruturando como irá ficar na apresentação.

Componha seus slides com cuidado

Na hora de fazer a composição dos slides que você irá apresentar, é importante ter muito cuidado. E para que você faça de forma adequada, separamos alguns pontos que você deve observar antes de construir os slides:

  • Atente-se na hora de copiar e colar textos: isso pelo fato de que você pode acontecer dos textos terem diversas fontes. Para que não fique desarmônico, é importante se manter padronizado, salvo se for uma citação.
  • Quando utilizar textos externos: nesses casos é essencial que se observe a sua formatação, para que esteja de acordo com a estrutura dos slides.
  • Um layout simples: isso porque o foco do slide deve estar sempre no conteúdo que está sendo passado. 

Dessa maneira, para que o conteúdo não seja prejudicado, é importante que o layout da apresentação seja simples.

  • Não coloque muitos detalhes: é necessário evitar muitos detalhes para evitar que o público se distraia com os mesmos.

Mantenha os slides padronizados

Manter o padrão visual dos slides é importante principalmente para que o mesmo tenha uma aparência profissional.

Para isso é necessário que eles tenham uma apresentação bem definida visualmente, uma vez que, cerca de 67% das pessoas são influenciadas por apresentações orais que estão acompanhadas de estímulos visuais.

Sendo assim, na hora em que você estiver montando os seus slides, mantenha um padrão de cores e fontes estrategicamente pensadas.

Uma dica é escolher cores específicas que estejam ligadas à identidade visual do assunto ou da empresa da qual você está fazendo a apresentação, mantendo sempre o padrão e a harmonia entre os slides.

Cuidado na hora de escolher as cores para a apresentação

É essencial que você também faça a escolha adequada das cores dos seus slides, pensando de forma correta como fazer a combinação das cores.

Sabe-se que nem todas as cores conseguem estar em harmonia, por isso é importante escolher aquelas que proporcionam harmonia entre elas, proporcionando uma experiência visual de bom gosto.

Busque sempre cores que possam fazer um contraste interessante na sua apresentação e que combinem entre si.

Se você não se sente seguro em usar, a combinação do fundo branco com letras pretas é a alternativa ideal, até mesmo para manter a clareza nas informações apresentadas nos slides.

Mantenha a simplicidade

É importante que os slides não tenham todo o conteúdo que vai ser falado, sendo mais seguro utilizar apenas palavras chaves na sua construção.

Na hora de fazer a apresentação não se limite apenas a ler o que está escrito no slide, lembre-se que ele é apenas um apoio. 

Esse tipo de comportamento passa a sensação de que você está inseguro(adiante a da apresentação, não tendo o domínio necessário do conteúdo.

Inclua dados profissionais na apresentação

É importante também que você inclua a visualização de dados profissionais como gráfico e tabelas, se a sua apresentação for para um público mais analítico.

Utilize gráficos em linhas ou barras para apresentar as informações importantes. Essas ferramentas são essenciais para fazer o reforço dos argumentos na hora da apresentação do conteúdo.

Mantenha sempre a ideia principal na sua apresentação

É normal que em uma apresentação de slides, os mesmos estejam com inúmeros números, detalhes técnicos e dados.

Para que os seus argumentos tenham um grande poder de convencimento, normalmente o apresentador do conteúdo reúne e apresenta os mesmos.

Isso pode acarretar uma absorção de informações por parte da plateia que, sobrecarregada, pode ficar perdida em algum momento.

Por isso é essencial que você como apresentador(a), apresente os dados e conteúdo com clareza, certificando de que nenhum ponto possa gerar dúvidas.

Busque atenta-se à ideia principal da apresentação de forma que ela não se perca ou fique de alguma forma em segundo plano.

Acrescente outras histórias em sua apresentação

Mesmo que, ser direto demais não seja algo negativo, é importante que o(a) apresentador(a) consiga conquistar a atenção das pessoas principalmente quando o assunto é objetivo.

Reproduzir um conteúdo mais técnico poderá fazer com que a sua apresentação se torne um pouco chata.

Sendo assim, para que isso seja evitado, é interessante dentro da apresentação acrescentar histórias particulares que tenham conexão com a ideia principal que será abordada.

É importante que você mantenha o bom senso, não ultrapassando certos limites, optando sempre pelo equilíbrio.

Utilize recursos multimídia

É importante que você não esqueça de fazer a utilização dessas ferramentas multimídia para deixar a sua apresentação mais interessante.

Vídeos e áudios além de deixar a apresentação mais dinâmica podem complementar de forma inteligente o assunto abordado.

É importante que você atente-se aos direitos autorais caso pegue alguma imagem, vídeos ou áudio da internet, principalmente se for uma apresentação pública.Com essas dicas, é possível criar uma incrível apresentação powerpoint profissional que além de te auxiliar com o assunto que será apresentado, te ajudará a deixar o público mais interessado na explicação.

About DoeMarina Blog

a DoeMarina Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 4 =