Tendências e atualizações de SEO: o que se espera em 2023?

Recentemente, o próprio Google anunciou nas suas redes sociais que estava enfrentando problemas de indexação de páginas. Isso fez com que muitos analistas ficassem apreensivos com as novas atualizações de SEO, que não estão longe de aparecer e impactarão o mercado em 2023. 

Estima-se que  Google esteja planejando novas atualizações para os seus usuários e plugins como Yoast podem se tornar ultrapassados. 

Isso porque o Google está deixando, a cada dia que passa, de lado as questões técnicas como a densidade da palavra chave dentro do texto. O algoritmo está profundamente preocupado com questões voltadas à experiência do usuário e a semântica de um texto. 

Semântica também estará na lista de atualizações de SEO mais importantes do Google 

Não é de ontem que o Google considera, em suas atualizações de SEO, a semântica. Como assim semântica? Veja um exemplo: como o algoritmo diferencia a manga de uma camisa para a manga de fruta? Justamente pelo conjunto de palavras que compõem um texto. 

Se no decorrer do texto há termos como “camisa”, “camiseta”, “roupa”, provavelmente o artigo aborda sobre a manga da roupa enquanto, se há termos como “frutas” e “sabor”, está falando do alimento. 

A semântica vem se fazendo tão importante que inúmeros plugins estão levando em conta as variações da palavra chave e termos relacionados junto à sua densidade em um conteúdo. A densidade das palavras semânticas é estritamente relevante, mas o plugin Yoast não abrange isso. 

Desde julho de 2022, inúmeros portais com “otimizações exageradas” começaram a perder rankeamento, reduzindo o volume de acessos em mais de metade! Outros, entretanto, avançaram em suas colocações nos mecanismos de buscas. 

O que mais pode acontecer?

Outro aspecto esperado pelas atualizações de SEO é a escaneabilidade do material publicado. Ou seja, quão fácil é lido pelo usuário e quão rápido conseguem encontrar as suas informações. 

Para tornar um texto mais escaneável, faz-se uso de algumas técnicas específicas. Adicionar parágrafos menores, com subtópicos menos densos  é uma opção, por exemplo. 

Confira, abaixo, boas práticas sobre escaneabilidade para iniciantes:

  • Uso de imagens, vídeos, citações e outros tipos de conteúdos além do texto corrido. 
  • Textos curtos e separados com listas e subtópicos. 
  • Leitura em F. 
  • Links internos e externos que levam o leitor diretamente para a fonte da informação. 
  • Adicionar a leitura por voz, que ajuda usuários cegos que não conseguem ler. 

Experiência do usuário vem se tornando cada vez mais relevante

A experiência do usuário vem se tornando cada vez mais relevante no meio digital. Por isso, o Google realiza constantemente atualizações de SEO para garantir que ela esteja em primeiro lugar no momento em que houver a criação de novos conteúdos. 

Hoje em dia, as pessoas não gostam mais de conteúdos super densos e que não fazem sentido, ou que não respondem à dúvida inicial do leitor. Contratar um redator especialista é uma forma de garantir o primeiro lugar e satisfazer o usuário. 

O Google também vem considerando a relevância do redator que está escrevendo o conteúdo, qual a sua formação, se ele tem histórico em mais portais. Por isso, deixar uma foto do redator, nome e informações como links para redes sociais, inclusive em relação ao Linkedin, pode ser uma boa alternativa. 

Backlinks  não cairão em desuso 

O backlink é uma forma de um portal dizer para o Google que está depositando em outro um voto de confiança. Por isso que é tão importante. Por isso, continue investindo em backlink em suas estratégias porque elas te trarão resultados inegociáveis. 

Inclusive, um curso de SEO da Rock Content  diz que não adianta criar uma quantidade muito alta de conteúdo sem que o seu portal invista em backlinks, porque são eles que passam uma enorme carga de autoridade para um domínio. 

As ligações, em caso de parceria, devem ser realizadas para uma página de relevância da sua empresa, ou alguma que deseja melhorar a indexação no Google. 

Também há a alternativa de realizar a compra de backlinks. Entretanto, essa não é uma prática recomendada e é considerada como black hat SEO, sendo passível de punições. 

E então, tem mais alguma dúvida  sobre o assunto? Comente conosco para que possamos te ajudar e, claro, não esqueça de vir conhecer mais posts em nossas redes sociais, com toda certeza, temos muitos conteúdos úteis para o seu dia a dia.

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