O que é um sistema antifraude

Já ouviu falar no termo antifraude? Ele não é novo no ramo tecnológico, mas muitas pessoas sabem pouco sobre eles. A adoção de sistemas relacionados a esse tipo de ação está cada vez mais evidente. Tanto para meios de pagamentos, dentro de plataformas, como para outras ações que também são importantes.

E não há dúvidas que fraudes são um problema muito evidente no Brasil, principalmente quando o assunto possui um âmbito fiscal. Com isso, o país passa por períodos em que a quantidade de fraudes é enorme, com grandes perdas de dinheiro ocasionados por pessoas que são mal intencionadas.

A internet também trouxe esse lado, não dá para negar. Por outro lado, a própria rede tornou possível diminuir o número de problemas relacionados ao mesmo. E, acredite, tanto consumidores como lojistas podem cometer crimes relacionados à fraude, por isso a atenção nos processos é sempre redobrada.

O que vem a ser um sistema antifraude

Como dito, a internet trouxe à tona a fraude, mas foi ela também que deu uma maneira de a combater. Para quem não conhece, um sistema antifraude é baseado em processos cujo objetivo é diminuir ou acabar com muitos golpes. Ele precisa ser desenvolvido para mostrar bons resultados, mas isso já é algo que acontece bastante.

Em suma, são muitas tecnologias que envolvem até mesmo inteligência artificial para diminuir os problemas. Assim é possível diminuir e muitos problemas relacionados a compra na web, seja de produtos ou serviços. Uma boa IA, na verdade, pode averiguar tudo com uma facilidade incrível.

Porém, essa também é uma tecnologia que custa um bom dinheiro. Não é tão fácil assim a utilizar, por isso há todo um cuidado quando alguém deseja criar uma. Se você já realizou vendas em canais digitais sabe a quantidade de dados que deve lidar, por isso a IA se torna tão prática.

Invasões também

Sim! Quando há uma inteligência artificial bem elaborada, ela também permite que o criador tenha maior segurança quando se trata de invasões. Os crimes de hoje em dia costumam estar totalmente relacionados a web. Ter responsabilidade com o negócio é muito importante para manter vivo.

No entanto, nem sempre é possível com tantos problemas surgindo. A melhor alternativa é tentar lidar com os números da melhor maneira possível. 

Também é interessante destacar que alguns ataques feitos a lojistas parecem mais pessoais. Assim sendo, eles podem abalar a credibilidade da loja, fazendo com que alguns produtos ou serviços sejam mal vistos.

E como funciona esse antifraude

Poderíamos falar bastante sobre ele. Como é um dos sistemas mais conhecidos para lidar com problemas relacionados à fraude, é possível chegar a determinadas ações mais precisas. 

Existem diferentes sistemas antifraude, vale destacar, porém, apenas alguns são funcionais para seu negócio. Cada um é criado para atender certa demanda do mercado. É considerada uma tecnologia que serve como uma segunda camada de segurança.

Nesse caso, saiba que até mesmo o comportamento do cliente é averiguado. É um trabalho longo, mas gera resultados que são realmente interessantes.

O que é visto no antifraude

Como dito, o sistema precisa analisar uma série de fatores para chegar ao resultado, por conta disso, muitos problemas podem acontecer no processo. Portanto, uma boa inteligência artificial é mais que importante. Ela irá lidar com informações diversos referentes a:

  • Verificação do banco de dados;
  • Verificação do endereço do comprador;
  • Rastreamento do local da compra;
  • Fatores relacionados ao pagamento.

Com isso em mente, em poucos minutos a análise estará completa e terá a informação que deseja relacionado a isso. Todo cuidado é pouco nesse momento, alguns sistemas podem alegar fraude sem que exista, e outros fazem o contrário.

Uma análise da sua parte pode ser de grande ajuda para chegar ao ponto decisivo. 

O que ganho com um antifraude

É um investimento e, além da segurança da empresa em lidar com dados, é possível chegar a outros benefícios bem interessantes também.

Um deles é a redução de chargeback. Esse prejuízo que acontece quando não há um cuidado com a compra, é muito comum em locais poucos seguros na web. Para quem vende é uma grande dor de cabeça.

Também é possível ter mais confiança com seus clientes, já que as vendas geradas passam por processos que são fundamentais para garantir a qualidade do produto e da entrega. 

Conclusão

Diferentes negócios precisam de um bom sistema antifraude, por isso você deve ter cuidado ao escolher um. Geralmente é possível desenvolver um próprio para seu negócio, mas poderá fazer isso apenas caso tenha um conhecimento de tudo que precisa para manter seu empreendimento seguro.

Alguns profissionais podem realizar a parte da criação da IA. É algo que vale a pena, visto que pode ser mais barato do que incorporar um já criado. Adequar algo ao seu negócio facilita para que não tenha problemas de segurança.

About DoeMarina Blog

a DoeMarina Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 4 =