3 dicas para realizar uma gestão fiscal de qualidade

Você já ouviu falar sobre gestão fiscal, mas não entende o que é? Caso você tenha uma empresa ou seja um gestor, saiba que é preciso estudar esse processo administrativo o quanto antes para evitar que o seu negócio tenha problemas financeiros e com a Receita Federal.

Portanto, neste texto você entenderá o que é gestão fiscal, qual é a importância dela para as empresas e as diferenças para a gestão tributária. Além disso, separamos três dicas para realizar uma boa gestão fiscal:

  • Invista em soluções de contabilidade;
  • Organize adequadamente os documentos;
  • Automatize a emissão e gestão de notas fiscais.

Boa leitura!

O que é gestão fiscal?

A gestão fiscal é um conceito utilizado para definir uma série de ações administrativas relacionadas ao cumprimento das obrigações tributárias de uma empresa. Atividades como emissão de notas fiscais e pagamento de impostos se enquadram nesses deveres.

Este gerenciamento é indispensável para todos os negócios, independentemente da área de atuação, do regime tributário e do tamanho do faturamento. A regularidade fiscal é fundamental para o crescimento sustentável da organização.

Muitos empreendimentos fecham ou acabam sofrendo graves punições, como multas e prisões, devido a irregularidades causadas por má gestão dos tributos. Logo, é algo para se ter muita atenção e cuidado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, assista à explicação do Instituto Federal de Rondônia. E uma observação: o vídeo se refere ao termo “gestão tributária” como um sinônimo para “gestão fiscal”. Confira:

Qual é a importância da gestão fiscal?

Muitas pessoas classificam a gestão fiscal como uma medida preventiva, uma vez que mantém a empresa dentro da legalidade e evita que punições sejam sofridas em razão de erros causados por falta de organização e de conhecimento.

Contudo, ela vai muito além disso. Pode-se dizer que o gerenciamento dos tributos é algo indispensável para a “saúde” do negócio, porque ajuda a empresa a fazer escolhas tributárias adequadas e vantajosas.

Dessa forma, além de garantir o cumprimento de todas as obrigações legais, também é possível realizar um melhor controle do caixa, aproveitando possíveis benefícios, como isenções.

Com essa visão, fica claro que a gestão fiscal é, sim, uma medida preventiva fundamental para evitar erros que podem levar a grandes problemas. Porém, ela também é uma ação que contribui — e muito — para uma boa administração financeira do negócio.

Diferenças entre gestão fiscal e tributária

Caso você já tenha visto algo sobre o termo gestão tributária, possivelmente ficou com dúvida sobre qual é a diferença para a gestão fiscal. Afinal, são conceitos administrativos que tratam sobre a mesma área.

Em linha gerais, é possível dizer que a gestão fiscal se encarrega das atividades operacionais, gerenciando documentos, e que a gestão tributária lida com a área estratégica, planejando as melhores estratégias para conseguir benefícios tributários legais.

Por conta disso, há empresas que possuem tanto um departamento fiscal quanto um tributário. E apesar de se comunicarem frequentemente, as funções exercidas são distintas.

No entanto, existe uma questão que vale a pena ser trazida: muitos negócios, principalmente pequenos, só têm o setor fiscal ou nem mesmo ele. Por isso, é muito comum encontrar locais em que não há essa diferenciação.

3 dicas para uma boa gestão fiscal

Conheça a seguir três ótimas dicas para realizar uma gestão fiscal eficiente e de qualidade!

1. Invista em soluções de contabilidade

É fundamental que você tenha um contador ou um departamento com estes profissionais para a realização da gestão fiscal da sua empresa.

O gerenciamento dos tributos e documentos é uma tarefa muito complexa e trabalhosa. Então, deixar isso a encargo de profissionais especializados e capacitados é a melhor escolha.

Além disso, também é essencial procurar oferecer a melhor estrutura possível para que os profissionais realizem o trabalho. Isso significa estar por dentro de tecnologias inovadoras e buscar implementar aquelas que podem trazer benefícios consideráveis.

Também vale a pena estudar pelo menos o básico sobre tributação e contabilidade para conseguir manter uma comunicação de qualidade com o seu contador ou sua equipe fiscal.

2. Organize adequadamente os documentos

Parte de uma boa gestão fiscal é baseada no manuseio de diversos documentos da empresa, como notas fiscais e extratos bancários. Logo, é indispensável ter esses arquivos muito bem organizados para que sejam facilmente encontrados quando preciso.

Atualmente, a grande maioria dos documentos ficam em ambientes digitais e são armazenados em soluções como nuvens e servidores. Mas existem alguns registos que necessitam ser mantidos em formato físico.

Deu para entender a complexidade da situação, não é mesmo? A empresa precisa desenvolver processos e diretrizes bem claras para garantir a organização dos documentos, destinando-os ao local correto.

Devido à importância e dificuldade em estruturar estes processos, recomendamos que sejam destinados bons esforços para o planejamento e implementação da sistematização. Inclusive, não hesite em procurar profissionais e soluções que possam ajudar nesta etapa.

3. Automatize a emissão e gestão de notas fiscais

Como dissemos algumas vezes durante este texto, as notas fiscais são documentos essenciais para a realização da gestão fiscal. Afinal, obrigatoriamente devem ser emitidas após a realização de qualquer venda ou prestação de serviços. Aliás, veja dez motivos para fazer um bom controle das notas fiscais:

A questão é que rapidamente a emissão e gestão de notas fiscais podem se tornar grandes problemas para as empresas, porque são atividades burocráticas e que demandam muito tempo, ainda mais em grande volume.

Logo, é questão de tempo para um negócio em crescimento ter problemas por não ter investido na automatização fiscal.

As adversidades serão notadas mesmo que haja um colaborador encarregado desta tarefa, pois ele não terá mais tempo para outras demandas importantes, prejudicando sua produtividade e até mesmo podendo causar frustração.

Mas como automatizar a emissão e gestão de notas fiscais? A solução é mais simples do que parece: basta utilizar a NFE.io.

Esse sistema calcula automaticamente os impostos das notas fiscais, assim como as emite e armazena de forma automática. Ou seja, a burocracia e complexidade ficam a encargo da ferramenta, otimizando o tempo e a produtividade da sua equipe.

Este artigo foi escrito pela NFE.io, um sistema que descomplica a emissão e o gerenciamento de notas fiscais com o intuito de otimizar o tempo, a produtividade e o lucro das empresas.

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