Bounce Rate: Por que ele é tão importante para o seu site?

Toda empresa precisa contar com uma presença sólida no ambiente online, trabalhar de forma pontual as métricas, como a bounce rate, isto é a taxa de rejeição, entre outras.

Determinados cuidados, desde o princípio, ajudam toda empresa a desenvolver a visibilidade online e melhorar o contato com os clientes potenciais e atuais.

Para tudo isso funcionar, é preciso recorrer a pesquisas confiáveis e atualizadas, que ajudem a construir uma estratégia de marketing digital, e por isso é preciso recorrer a web analytics, ou seja, a análise da internet.

Com ferramentas gratuitas como o Google Analytics, não há motivo para que qualquer empresa de controle tecnológico de concreto, independente do tamanho, não use um programa de web analytics para acompanhar o andamento da estratégia digital.

A análise do site fornece relatórios e dados sobre como os visitantes de um site se comportam quando chegam à página, quem são com base em informações importantes, como:

  • Conteúdo compartilhado;
  • Faixa etária;
  • Fonte de tráfego;
  • Gênero;
  • Localização.

Esses, entre outros dados, ajudam a formular planos de negócios totalmente informados, desde que a análise de estatísticas da web seja devidamente empregada.

O que é taxa de rejeição?

A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que chegam a um determinado site, mas saem antes de olhar para outra página.

Os visitantes que buscam um site de projetos de instalações elétricas prediais podem encontrar uma página totalmente personalizada e atraente, ou então se deparar com algo que não agrada e sair para a página de um concorrente, ou mesmo desistir de uma compra, por vários motivos. 

Isso inclui dificuldade em encontrar o que eles precisam e sentir que o site não é amigável.

Ter alguns saltos é normal. Mas toda empresa deve tentar diminuir a taxa de rejeição para aumentar as conversões e expandir os negócios.

Entretanto, é importante entender a diferença que permeia a bounce rate, ou seja, a taxa de rejeição, e a taxa de saída.

Diferença entre bounce rate e taxa de rejeição

A principal diferença entre uma bounce rate e uma taxa de saída é que são duas métricas que fornecem uma compreensão completamente oposta de como um usuário interage com um site.

A taxa de rejeição analisa apenas os visitantes que visualizam apenas uma página antes de sair do site. Não olha como eles acabam nesta página. 

Isso significa que, se um visitante chegasse ao site procurando sobre manutenção hidráulica predial, fosse rejeitado e saísse, ainda contaria como uma rejeição, mesmo que ele acabasse saindo do site.

A taxa de saída mede o número de usuários que saem de um site a partir de uma página específica. 

A bounce rate analisa apenas uma visualização de uma página. Se os usuários visualizarem mais de uma página, eles não serão contabilizados na taxa de rejeição.

Por que a bounce rate e a taxa de saída acontece?

Dentro do web analytics, tanto a bounce rate quanto a taxa de saída precisam de atenção e cuidado. 

Dependendo de como cada página está configurada, isso ocorre em diferentes ocasiões e por motivos diversos.

A página pode estar mal definida e as informações que os usuários desejam não estão lá, fazendo com que eles saiam no meio da visita e indo procurar por um serviço de um motoboy SP Zona Sul mais bem estruturado e definitivamente mais atraente.

Outro fator é que o conteúdo de uma página não corresponde ao que os visitantes esperavam encontrar, mesmo após uma pesquisa nas plataformas de busca, como Bing e Google.

Deve-se lembrar que, nem sempre, muito conteúdo é exatamente o que o visitante de um site espera. Pode haver vídeos sendo reproduzidos automaticamente, bem como muitas informações extras da barra lateral e solicitações para clicar mais abaixo na página. 

Isso força os visitantes a decidir o que eles devem ver, fazendo com que eles saiam.

Forçar as pessoas a lerem textos muito extensos também pode afetar a bounce rate, fazendo com que o público fique sobrecarregado e desista de ler tudo. 

Aqui, o melhor é reduzir a quantidade de texto e incluir resumos ou índices para ajudar os usuários a se orientarem e buscar um serviço de oficina automotiva especializada, quando totalmente especificado no conteúdo.

Uma última razão que vale destacar é quanto ao design gráfico pesado, fazendo com que o texto fique difícil de ler. 

O melhor é utilizar frases mais curtas, marcadores e cabeçalhos para criar seções claras Elas são fáceis de digitalizar e parecem menos intimidantes.

4 métodos para reduzir a bounce rate

Todo empreendedor, em conjunto com uma equipe de marketing digital, precisa ter um plano estratégico para reduzir a taxa de rejeição.

A seguir estão 6 métodos que podem ajudar na redução do bounce rate, desde que seja feita toda a análise web e identificado os pontos que precisam de ajustes e melhorias na dinâmica e experiência do usuário. 

  1. Aumente a velocidade do site

A velocidade e o desempenho de um site de uma empresa de transporte de máquinas pesadas têm papel importante na permanência dos visitantes. 

Quanto mais tempo demorar para as páginas carregarem, mais rápido os visitantes ficam irritados, levando à saída do site.

Na verdade, os visitantes do site esperam que ele seja carregado em 2 segundos. Qualquer velocidade mais lenta do que isso leva ao abandono e a um aumento na taxa de rejeição.

Algumas das melhores maneiras de otimizar um site para um carregamento de página mais rápido incluem:

  • Aplicação de plugin de cache;
  • Investimento em host de qualidade;
  • Monitoramento do uso do plug-in;
  • Otimização de imagens;
  • Uso de CDN (Content Delivery Network).

Com o uso de ferramentas de web analytics, é possível reduzir a bounce rate, verificando o Core Web Vitals do Google, proporcionando maior precisão na velocidade de um site. 

  1. Corresponder à intenção de pesquisa

A maneira mais fácil de explicar a intenção de pesquisa é com um exemplo. Sendo assim, basta imaginar que um profissional decide escrever um artigo sobre como escrever uma ótima resenha de livro. 

A pesquisa de palavras-chave mostra que a palavra-chave de cauda longa como “escrever uma resenha de livro sobre fantasia” ou mesmo “como realizar o transporte de medicamentos” tem muitas pesquisas. Então, é preciso usar essa frase para inspirar a escrita.

É um ótimo artigo e acaba classificando na primeira página de resultados, mas tem uma taxa de rejeição muito grande por diversos fatores, como outros resultados da primeira página semelhantes.

Enquanto isso, seu artigo oferece dicas em vez de um guia fácil de seguir. Dessa forma, é preciso sempre fazer uma busca abrangente e pensar na intenção de pesquisa dos usuários antes de escrever.

  1. Tenha um apelo à ação claro e focado

Uma CTA (Call To Action), ou chamada para ação, diz aos visitantes para fazer algo como “compre agora”, “entre em contato” ou “iniciar uma avaliação gratuita”.

Converter visitantes envolve equilibrar pedir algo e não pedir demais. O que se busca é que a chamada para ação seja:

  • Fácil e rápida;
  • Honesta e clara;
  • Impossível perder;
  • Sedutora.

É preciso ser claro, atraente, incluir a palavra “grátis” pode ser um diferencial e dizer que “não é necessário cartão de crédito” atrai diferentes espectadores.

  1. Use links internos com sabedoria

Os links internos são outra maneira de fazer com que os visitantes clicam mais em um site. Dito isso, ninguém deseja sobrecarregar o conteúdo com eles.

Se um site sobre tratamento de água para plantas fabris tiver mais informações sobre um tópico em outra página ou postagem, vale a pena criar um link para ele. 

Dessa forma, se cria um fluxo natural ainda mais dentro de um mesmo site, desde que seja sem exagero.

Usar mais de um link a cada 3 frases torna o conteúdo mais difícil de ler e sobrecarrega os espectadores.

Outra precaução é quanto a ser relevante. Se os usuários seguirem um link e o conteúdo não for o que esperavam, eles provavelmente recorrem ao bounce rate

Conclusão

Ao analisar as estatísticas de um site, as empresas podem definir corretamente o público-alvo, permitindo que se concentrem nesse grupo ao desenvolver a marca e evitar ao máximo a bounce rate tão temida entre os empreendedores. 

Empresas pequenas e locais podem usar a análise da web para impulsionar os negócios a novos patamares de sucesso, mesmo que tenham um orçamento de marketing limitado.

Apesar de parecer algo fora das normas, ao verificar a bounce rate ajudar as empresas a rastrear, entre outras métricas, os anseios e desejos dos leads, e ajustar da melhor maneira possível um site para recepcionar os visitantes da próxima vez. 

A grande vantagem é que há muitos softwares de monitoramento que apresentam os dados em termos razoavelmente simples, tornando-os compreensíveis para todos. 

As próprias métricas podem parecer complexas, mas estão monitorando todo um conjunto de comportamentos, o que serve para ajudar qualquer empreendedor a estabelecer um conjunto de ferramentas que melhoram a experiência dos usuários ativamente.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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