A importância de um whatsapp na loja virtual

A internet revolucionou (e revoluciona constantemente) as relações de compra e venda. Assim, nada inesperado quando se fala da importância do whatsapp na loja virtual.

Hoje em dia as pessoas preferem muito mais resolver qualquer pendência por aplicativos de mensagem.

Pensando nisso, nada melhor do que investir em atendimento por chat – especialmente, pelo aplicativo de mensagens mais utilizado em todo mundo.

O WhatsApp disponibilizou a versão profissional do aplicativo, chamada WhatsApp Business, levando as empresas em conta.

Leia o texto a seguir para compreender a importância do atendimento por chat, os recursos que o WhatsApp Business apresenta e os benefícios de integrá-lo à sua dinâmica de atendimento.

Por que é importante oferecer atendimento por chat?

Entre tantas plataformas próprias para fazer o orçamento obra residencial, porque o chat é tão indicado?

A qualidade do atendimento é uma das métricas principais para medir o nível de satisfação dos clientes.

Se uma empresa tem um produto incrível, mas deixa a desejar na hora de resolver problemas ou tirar dúvidas, com certeza a fidelização fica comprometida.

Leia mais para saber como o atendimento por WhatsApp resolve várias dificuldades e traz grande vantagem competitiva.

Privilegia a comunicação

A possibilidade de interações no WhatsApp é vasta: áudios, mensagens de texto, imagens e até acesso remoto ao dispositivo podem ser feitos com facilidade.

Tudo isso em tempo real, o que otimiza o diagnóstico de problemas nos móveis com estrutura de ferro.

Há, inclusive, os chamados chatbots, que enviam mensagens automaticamente de acordo com as necessidades do cliente. 

Diminui os custos

Não custa caro manter o atendimento por WhatsApp. Pois não é necessário contar com uma equipe muito grande, nem tecnologias avançadas.

Bastam alguns smartphones e uma boa conexão à internet e pronto: a força-tarefa de atendimento está preparada para trabalhar.

É claro que deve-se investir em treinamento para o time especializado em decoração apartamento. O tom de voz e o conhecimento das informações pedidas são essenciais para atrair os clientes e investidores.

Aumenta as vendas

O atendimento por chat não deve funcionar somente para resolver problemas. Ele também é um canal de vendas extremamente eficaz.

Imagine que um visitante entrou em contato e está com dúvidas a respeito dos benefícios de contratar serviços de topografia.

O atendente pode aproveitar o contato mais direto para evidenciar com clareza os pontos fortes do serviço.

Assim, não se deixa espaço para hesitações na hora da compra – e, claro, as vendas crescem exponencialmente.

Facilita a administração

Quando as conversas com os clientes ficam registradas no chat, é muito mais simples consultar quaisquer dados pertinentes.

Todo o histórico fica disponível, como:

  • Dúvidas mais recorrentes;
  • Status de entregas;
  • Produtos mais pedidos;
  • Avaliações.

Dessa forma, as empresas de manutenção de elevadores têm meios de sempre buscar dados passados quando for necessário.

Quais são os recursos do WhatsApp para empresas?

A versão profissional do WhatsApp tem uma série de funcionalidades pensadas especificamente para esse tipo de público.

Nos tópicos abaixo listamos o que você pode fazer por meio desse aplicativo, confira.

Mensagem automática

Nem sempre a administradora de condomínios residenciais vai ter um atendente à disposição da clientela.

Para esses casos, é possível programar mensagens automáticas, seja para informar ao cliente quando ele será atendido, cumprimentá-lo ou até mesmo iniciar o atendimento.

Esse recurso evita que leads e clientes no geral fiquem esperando um atendimento por tempo excessivo.

A dinâmica do WhatsApp e de outros aplicativos de mensagens faz com que as pessoas esperem resposta no menor tempo possível.

O envio de mensagens automáticas evita que as pessoas fiquem sem saber quando poderão conversar com a empresa administradora de condomínio.

O WhatsApp Business permite incluir um catálogo personalizado junto ao perfil da empresa no celular.

É uma vitrine virtual por onde os interessados podem se informar quanto a preços, itens e serviços disponíveis.

Isso por si só já agiliza o atendimento, uma vez que as pessoas vão entrar em contato com uma noção pré-concebida do que elas desejam adquirir.

Etiquetas para contatos

Quando há muitas pessoas para monitorar, pode ficar difícil lidar com tantas mensagens. As etiquetas servem para organizar os contatos de acordo com a situação deles.

Você pode rotular cada lead ou cliente como “Novo cliente”, “Novo pedido”, “Pagamento pendente”, “Pagamento feito” e mais.

Trata-se de um recurso muito pertinente para filtrar todos os consumidores e, a partir disso, guiar as estratégias de venda. A organização dos colaboradores agradece!

Mensagens rápidas

Outra função bastante útil, são mensagens padronizadas que respondem a perguntas frequentes.

É possível configurar cada uma delas no menu “Ferramentas comerciais”. Para usá-las, digite “/” e escolha as mensagens que aparecem.

Quando alguém questionar a disponibilidade de um produto específico, basta usar uma mensagem rápida dizendo “Esse produto está fora de estoque” para responder.

Pagamento

Agora também é possível fazer pagamentos direto pelo aplicativo. Basta cadastrar os dados bancários da empresa.

É um jeito fácil e prático de fechar negócios já na plataforma de atendimento principal, sem precisar usar outro software.

Isso ajuda na decisão de compra, pois agiliza muito as conversões de maneira segura e totalmente íntegra.

Perfil informativo

O modo que o perfil profissional é exibido no WhatsApp Business valoriza todas as informações principais.

Isto é, o contato pode conferir o número de telefone, a localização, as descrições dos serviços ou produtos e a hora de funcionamento. Tudo pelo perfil do WhatsApp.

É uma facilidade extremamente cômoda e acessível para quem deseja saber mais sobre a marca – tudo pela tela do smartphone.

Entenda as vantagens de fazer atendimento por WhatsApp

Ainda tem dúvidas quanto às vantagens que o WhatsApp Business proporciona em termos de atendimento e monitoramento de clientes?

Continue a leitura para compreender de que forma essa tecnologia pode beneficiar a administração de condomínios a médio e longo prazo.

Alcançar mais pessoas

Em 2021, as estatísticas não mentiam: havia 120 milhões de contas de WhatsApp ativas no Brasil.

Ou seja, uma parcela expressiva da população nacional usa o aplicativo como principal forma de se comunicar com outras pessoas.

Com o passar do tempo, vai ser cada vez mais difícil escapar do WhatsApp como ferramenta de atendimento.

Por isso, quanto antes ele for integrado às abordagens da sua empresa, melhor: você vai estar alcançando mais pessoas em menos tempo!

Gerar proximidade

O atendimento feito por WhatsApp é sensivelmente mais próximo e intimista do que em outras redes sociais.

As pessoas sabem que você está respondendo a elas em tempo real. Além disso, formatos como áudio, imagem e vídeo personalizam a troca de mensagens.

Essa proximidade é muito importante para qualificar a experiência do cliente e garantir que ele se sinta totalmente satisfeito.

Está aí o primeiro passo para a fidelização. As pessoas têm que ser bem atendidas desde o início da jornada – e o modo como ela termina fica gravado na memória.

Instantaneidade

Com mensagens enviadas manualmente ou automatizadas, a resposta a perguntas fica bem mais rápida.

As pessoas não precisam esperar horas para tirar uma dúvida: basta enviar uma mensagem e aguardar.

O uso das mensagens automáticas é ótimo para que ela tenha certeza de que será atendida em breve por um funcionário humano, por exemplo.

Dessa forma, o WhatsApp é bem mais veloz do que o e-mail ou mesmo uma chamada telefônica, que sempre envolve minutos (ou horas) de espera e já não é muito bem vista pelas pessoas.

Compartilhamento de conteúdo

Com a devida anuência do cliente, você pode utilizar o WhatsApp como ferramenta de disparo de conteúdo relevante.

Informe a base de contatos sobre novas postagens no blog da empresa, ofertas recentes, reposição de estoque e muito mais.

Aproveite a proximidade intrínseca ao WhatsApp para fazer com que as pessoas se sintam parte integrante da marca.

Integração com outras plataformas

É possível criar um botão que direciona os visitantes do site diretamente para o WhatsApp da empresa.

Disponibilizá-lo nas redes sociais e em outros lugares aumenta a visibilidade e a propensão de um usuário entrar em contato.

Afinal, se tudo o que basta para começar a ser atendido é clicar em um botão personalizado, não há motivos para adiar, não é mesmo?

A internet privilegia a interação instantânea, o que faz com que seja cada vez mais necessário não perder tempo na conversão e fidelização.

Integrar o canal de WhatsApp em todas as plataformas é um modo bastante eficaz de aumentar a lista de contatos.

Considerações finais

O WhatsApp já não é mais apenas um aplicativo para trocar mensagens interpessoais. Ele se transformou em uma tecnologia muito cômoda e útil para empresas de vários ramos e setores.

Nós discutimos sobre os recursos e vantagens dessa forma de atendimento no texto que você acabou de ler.

Existem muitas oportunidades de fidelização te esperando. Considere suas necessidades e possibilidades para se manter relevante com a ajuda da tecnologia.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

About DoeMarina Blog

a DoeMarina Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *