5 dicas para fazer marketing digital com um baixo orçamento

Se você já investiu em marketing digital, sabe como esse esforço pode sair caro, ainda que seja fundamental para o sucesso do negócio. Felizmente, há maneiras de fazer marketing qualificado mesmo sem ter um grande orçamento à disposição.

Em primeiro lugar, toda pequena e média empresa que se posiciona na web tem consciência de que compete com marcas de alto porte.

Mas isso não precisa ser necessariamente um empecilho. Basta ter informações sobre o mercado e ser criativo.

Confira 5 dicas para colocar o marketing digital em prática com pouco dinheiro, a importância das redes sociais nesse contexto e, por fim, as vantagens que o marketing digital proporciona para as pequenas empresas.

Como fazer campanhas de marketing digital

Toda campanha de marketing digital – redes sociais, anúncios em mecanismos de busca, marketing de conteúdo – se baseia em pesquisa prévia.

Assim, a equipe contratada para divulgar os escritórios de arquitetura tem de conhecer bem a faixa de público que o negócio pretende alcançar.

Dados como localização, idade, profissão e histórico de pesquisas ajudam muito na hora de escolher a melhor plataforma e as melhores estratégias.

Os objetivos que a empresa tem para investir nesse formato também contam muito. Eles podem ser:

  • Aumentar o tráfego;
  • Divulgar um produto novo;
  • Potencializar a fidelização;
  • Aumentar o ticket médio.

A partir daí, define-se um orçamento máximo para a empresa de engenharia civil começar a aparecer na internet.

Depois que a campanha é colocada no ar, é preciso ter um time dedicado para monitorar o impacto dela.

A importância das redes sociais e do tráfego orgânico

Quando falamos em marketing feito sob medida para a internet, as redes sociais não podem ficar de fora.

Independentemente da área de atuação da sua empresa, as chances das pessoas usarem Twitter, Instagram e semelhantes para procurar ou falar sobre produtos e serviços é muito alta.

A verdade é que esses sites, hoje em dia, estão além da mera interação entre amigos e colegas. Elas são ferramentas informacionais e, como tal, também são muito importantes para os projetos de arquitetura e diversos empreendimentos realizarem negócios.

Cabe a cada empreendedor ficar atento às menções da marca e ao que está sendo dito por consumidores e pessoas interessadas.

Isso sem falar nas estratégias de anúncios, que dão espaço a uma linguagem mais ágil e de publicidade para realizar comercialização e fazer o engajamento disparar.

Nesse contexto, é muito valioso se atentar aos benefícios da atração de tráfego orgânico pelas redes sociais. Saiba mais sobre isso agora.

Menor custo-benefício

É muito mais barato fazer as pessoas acessarem o portal da administração de condomínios em São Paulo de forma espontânea.

As pessoas chegam até você por interesse genuíno. Sendo assim, as chances de serem convertidas aumentam muito.

Para empresas que possuem baixo orçamento, isso é de grande vantagem, especialmente em relação a organizações com poder aquisitivo bem maior.

Construção de relacionamento

O tráfego orgânico é ideal para que a gestão de condomínios se conecte à base de clientes. Essa conexão dá margem para relacionamentos duradouros e muito vantajosos para todos.

As estratégias de mídia paga potencializam a visibilidade, mas não exercem papel consistente nessa construção de relacionamento se não forem acompanhadas de outras ações e conteúdos contínuos.

Lembre-se que a qualidade da interação é crucial para que a maioria dos leads convertidos se tornem clientes fiéis.

Sem prazo de validade

Por falar em mídia paga, esse tipo de prática tem um tempo delimitado. Geralmente, o investimento precisa aumentar para a campanha seguir no ar.

Nas táticas de redes sociais, a base é o conteúdo qualificado, seja sobre a plataforma elevatória preço, ou qualquer que seja o produto/serviço disponibilizado.

Material desse tipo não tem prazo de validade: ele sempre vai ser acessado, desde que fique online e aborde um conteúdo relevante e geralmente levantado pelos usuários.

Relevância real

Todas essas vantagens convergem nesse último ponto positivo: o investimento focado em alcançar tráfego orgânico faz o negócio ganhar reputação consistente na web.

Em outras palavras, uma marca que retém clientes não é somente aquela que tem os melhores descontos ou opções de pagamento.

Esses fatores também são importantes, mas só eles não bastam para transformar o portão de alambrado em um fenômeno de vendas.

Quem se mostra relevante para o dia a dia dos clientes se alça a uma posição consolidada no mercado.

5 dicas de marketing digital com baixo orçamento

Até aqui, ficou claro que é possível se destacar no marketing com recursos limitados. Porém, como fazer isso na prática?

Confira nossas 5 dicas para fazer campanhas de marketing digital com baixo orçamento.

  1. Invista em SEO

As técnicas de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, são vitais para conquistar visibilidade nos resultados de busca.

Os links que aparecem em primeiro lugar em pesquisas sobre laje protendida estão ali por várias razões.

A extensão do conteúdo, as palavras-chaves empregadas no texto, a quantidade e qualidade dos links mencionados, tudo isso faz parte do SEO.

Os algoritmos do Google rastreiam essas e outras características para definir quais são os melhores resultados para os usuários. Ou seja, quem está nas primeiras posições é mais visitado e, por consequência, tende a converter mais!

  1. Incentive a prova social

Você provavelmente já se deparou com comentários e avaliações sobre uma marca ou serviço no Google.

O caráter dos comentários que os clientes deixam na web também vale muito para se sair bem nos negócios – e não custam nada!

Basta incentivar quem acaba de adquirir seu produto a deixar uma avaliação sobre a experiência dele.

As pessoas usam esses comentários para escolher quais sites visitam. É uma prova social, uma estratégia altamente eficaz e bastante barata.

  1. Faça um blog

A produção de conteúdo profissional tem que ser publicada em uma plataforma com navegabilidade amigável.

Os blogs têm sido escolhas cada vez mais frequentes para essa função. Hoje em dia, inclusive, eles são parte integrante da maioria dos sites corporativos e ações de marketing.

Manter uma seção específica para isso é ótimo, pois facilita que os usuários te encontrem e naveguem por mais tempo.

Lembre-se sempre de ter uma boa frequência de posts que respondam às dúvidas, problemas e interesses de quem você deseja alcançar.

  1. Valorize o design

O conteúdo é importante, mas não é o único componente de um bom site. As melhores páginas unem material de relevância com design funcional e acessível.

Você precisa pensar nos dispositivos que os usuários vão usar: celular, computador, notebook, tablet… O design do site deve ser guiado pelo tamanho de cada uma dessas telas, ou se adaptar a esses modelos.

As cores escolhidas para decorar as seções também contam muito. Isso sem falar na organização de cada aba.

A velocidade de carregamento também tem muita influência no tempo que cada visitante passa no seu site.

Páginas que demoram muito para carregar e/ou apresentam problemas de renderização fazem as pessoas desistirem de fazer qualquer ação nelas.

  1. Seja inovador

Tente usar as limitações a seu favor. Pense além do óbvio. Já que você ainda não tem uma clientela tão vasta, é o momento de inovar.

A inovação tem o poder de atrair as pessoas por conta do fator novidade. Isso significa que você tem a oportunidade de se mostrar realmente diferente das marcas concorrentes.

Não desperdice nem tenha medo de apostar em propostas atípicas para o mercado em que a sua empresa se insere.

É fundamental fazer com que seus clientes se sintam privilegiados por comprar os seus produtos e aposte em ações que causem identificação nesse público.

Os benefícios do marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital é uma prática comum a vários tipos de empresas. Das multinacionais aos negócios familiares, ele marca presença como forma de agregar valor e aumentar a visibilidade.

A partir desse conhecimento, já dá para começar a entender o impacto positivo que as técnicas exercem na imagem de um negócio.

Continue lendo para compreender de uma vez por todas porque você deve considerar seriamente adotar o marketing digital para a sua empresa.

Interagir diretamente

As marcas que têm presença consistente nas redes sociais têm uma vantagem muito grande: elas podem acompanhar o que está sendo dito – e responder!

Esse contato direto e espontâneo faz muita diferença na hora do atendimento, inclusive na resolução de eventuais problemas.

As campanhas publicitárias que aparecem no Twitter, por exemplo, são marcadas pela irreverência. Hoje em dia, as marcas cativam muitas pessoas com esse tipo de comunicação mais despojada e ágil, reduzindo riscos.

Ser visto

Toda marca precisa ser vista para ser lembrada e, por consequência, se consagrar como uma referência no mercado.

A internet tem um leque muito vasto de oportunidades para isso. Das redes sociais aos blogs e mecanismos de busca, as alternativas para aumentar a visibilidade de um negócio são muitas!

Antecipar tendências

A dinâmica da web é reconhecidamente mais veloz do que a vida real. Sempre há tendências indo e vindo, assuntos que são discutidos incansavelmente e/ou esquecidos em seguida.

O marketing digital também implica em acompanhar comportamentos e, a partir deles, ser capaz de antecipar tendências com grande potencial de rentabilidade, alinhando-se com as ações e o público.

Tudo isso pode ser feito com baixo orçamento. Então, não perca mais tempo e se destaque na web!Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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